sentir muito sono sentir muito sono

Passou a sentir muito sono? Descubra agora o que pode ser!

6 minutos para ler
Powered by Rock Convert

A sonolência, também conhecida como hipersonia, se refere à sensação de muito sono durante o dia ou ao seu prolongamento durante a noite. Essa condição pode ser sinal de uma noite mal dormida ou até o sintoma de uma doença mais específica. Por isso, é importante saber sobre as causas mais comuns para buscar ajuda médica.

O excesso de sono é classificado em sonolência primária e secundária. A primária é provocada por alterações nas regiões do cérebro que controlam as funções de sono e períodos acordados. Já a secundária, se manifesta em decorrência de alguma doença.

Neste artigo vamos comentar sobre os possíveis motivos pelos quais algumas pessoas sentem muito sono durante o dia e o que fazer para resolver esse problema. Continue lendo para saber mais!

Causas mais comuns para sentir muito sono durante o dia

A sonolência durante o dia pode ser provocada por diversos fatores — alguns deles muito comuns — como dormir mal à noite. A privação crônica de sono ocorre quando dormimos menos horas que o necessário para acordar com disposição e realizar as tarefas do dia a dia. Outro fator muito comum, que pode provocar o sono excessivo, é trabalhar em turnos, já que isso provoca alteração no ciclo do sono. No entanto, há condições mais graves que podem causar um sono excessivo e quando o problema se torna frequente é importante investigar.

Veja a seguir as causas mais comuns do sono durante o dia.

Depressão

Nem sempre as pessoas conseguem ligar o fato de ter sonolência com uma possível condição de depressão. Entretanto, um dos sintomas dessa doença é o cansaço físico e mental, especialmente quando ocorre com certa frequência. Quando um quadro depressivo se instala, a pessoa perde o interesse e o ânimo em fazer as tarefas diárias, preferindo se isolar e ficar na cama a maior parte do tempo.

Apneia do sono

Essa é uma alteração do sono identificada por algumas interrupções na respiração durante a noite. Isso provoca um cansaço excessivo, pois interfere no relaxamento necessário para um descanso reparador. Caso esse problema seja identificado, é importante buscar ajuda médica para tratamento. Já que a apneia do sono, além de provocar sonolência diurna, também pode contribuir para o desenvolvimento de hipertensão, problemas cardíacos, diabetes tipo 2 e obesidade.

Descontrole do diabetes

O diabetes mellitus é uma doença que apresenta sintomas sutis, como o cansaço e a vontade de dormir, podendo passar despercebidos. Isso acontece quando a glicose no sangue não consegue atingir todas as células, provocando falta de energia. No entanto, esses sinais só ocorrem quando há descontrole nos níveis de glicose. Por isso, é fundamental fazer uma verificação diária dos níveis de açúcar no organismo e cuidar da alimentação.

Powered by Rock Convert

Anemia

A anemia é caracterizada pela falta de ferro no sangue. Essa deficiência pode causar cansaço, sonolência e desânimo. Nas mulheres esse quadro se agrava na época da menstruação, pois as reservas da substância no organismo diminuem ainda mais. Para resolver esse problema, é importante se alimentar corretamente e se consultar com um médico para exames e tratamento adequado, já que, em alguns casos, pode haver necessidade de suplementação de ferro.

Envelhecimento

Vários estudos sobre o sono em diferentes faixas etárias já demonstraram que na terceira idade as pessoas passam mais tempo na cama, porém, com menos qualidade no repouso. A explicação para isso é que à medida que envelhecemos o ciclo do sono fica alterado, reduzindo o tempo em que ficamos na fase de relaxamento profundo. Além disso, acordamos mais durante a noite. Dessa forma, os idosos tendem a ter mais sono durante o dia, por não conseguirem dormir o suficiente à noite. O que pode ajudar nesse sentido é fazer caminhadas e manter uma vida ativa.

Cansaço excessivo e frequente

Em geral, o cansaço excessivo indica um tempo insuficiente de descanso, mas pode ser também um sinal de doenças mais graves. Nesses casos, a pessoa sente cansaço e falta de energia, mesmo após ter uma noite de descanso. Dessa forma, quando essa condição ocorrer de forma frequente, é aconselhável observar se há também outros sintomas associados e buscar ajuda médica para um tratamento adequado.

Alimentação deficiente

De acordo com nutricionistas, a deficiência de algumas vitaminas, como as do complexo B, e minerais, como o zinco, selênio e magnésio, pode causar alterações no organismo, provocando sono e cansaço em excesso. Por isso, é importante saber sobre alguns alimentos que ajudam a dormir melhor. Para equilibrar a alimentação, é importante comer diariamente, pelo menos, 3 porções de frutas, verduras e legumes, além de laticínios e carnes magras, como aves e peixes.

Desidratação

A desidratação acontece quando o corpo perde mais líquido do que a pessoa ingere. Isso faz com que o organismo tenha dificuldades para realizar suas funções normais, gerando cansaço, raciocínio lento e falta de energia. Para melhorar esse quadro, é preciso repor os líquidos perdidos, principalmente em dias mais quentes, e após exercícios físicos. A regra é beber água de qualidade sempre que sentir sede.

Como um colchão de qualidade pode influenciar no equilíbrio do sono

Uma noite de descanso reparador é uma das melhores ferramentas para combater o sono excessivo durante o dia. Além das causas mais comuns que comentamos, os acessórios que utilizamos para dormir exercem uma grande influência em nossa disposição diária. Nesse sentido, é fundamental escolher um colchão de qualidade. Para tanto, é preciso observar as necessidades individuais, de acordo com o biotipo. Além disso, é importante considerar a densidade e o tecido de revestimento, já que esses são aspectos importantes para o conforto e bem-estar ao dormir.

Da mesma forma, é importante optar por um travesseiro adequado. Para saber qual é o ideal, é preciso verificar a altura do acessório, que deve ser de acordo com a largura do ombro para dormir na posição de lado. Para quem dorme na posição de barriga para cima, o travesseiro deve ser mais baixo.

Como vimos, sentir muito sono pode ter diferentes causas e uma das mais comuns é dormir mal à noite, principalmente quando o colchão e travesseiro são inadequados. Nesse caso, é importante optar por produtos de qualidade, como os da Kenko Patto, que proporcionam mais saúde e bem-estar. Caso o problema persista, é importante buscar ajuda médica.

Gostou do artigo? Para conhecer melhor os produtos Kenko Patto, acesse o nosso site!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário