ruido branco ruido branco

O que é o ruído branco e como ele pode influenciar o sono

3 minutos para ler
Powered by Rock Convert

O barulho do trânsito, do ronco do seu parceiro, cachorros latindo ou de construções próximas de casa atrapalham o seu sono? Diversas pessoas estão utilizando uma estratégia para disfarçar esses sons na hora de dormir: é o ruído branco. Você já ouviu falar sobre ele?

No post de hoje, vamos explicar um pouco mais sobre esse ruído e como ele pode influenciar na qualidade do seu sono de forma bem positiva. Acompanhe e descubra como ter uma noite de sono tranquila e revigorante!

O que é ruído branco

Trata-se de um sinal sonoro que apresenta todas as frequências de som na mesma potência, como a televisão e o rádio quando não estão sintonizados, o barulho do ventilador ou do ar-condicionado, os quais são considerados verdadeiras máquinas de ruídos.

Por acalmar o cérebro e disfarçar sons ambientes incômodos, o ruído constante produzido por esses equipamentos eletrônicos funcionam como uma ferramenta muito eficiente para melhorar o sono.

Os benefícios do ruído branco para o sono

A audição é o único sentido que continua a funcionar enquanto uma pessoa está dormindo.

Dessa forma, sons com frequências de intensidade variável acabam estimulando o córtex cerebral — o que pode fazer com que uma pessoa acorde várias vezes durante a noite e afeta diretamente a qualidade do seu sono.

Powered by Rock Convert

Ao contar com o ruído branco, que funciona como uma parede sonora que impede que o cérebro seja estimulado por sons ambientes incômodos que atrapalham o processo de pegar no sono, as chances de ter noites mais tranquilas são bem maiores.

Essa estratégia é válida para pessoas que não conseguem silenciar o quarto na hora de dormir, visto que o ruído branco ajuda a mascarar sons como o do seu parceiro roncando, o trânsito na rua e os cachorros do vizinho que não param de latir.

Por produzirem um som básico e regular, as máquinas de ruídos prendem a atenção durante a noite de forma sutil, sem exigir concentração ou processamento cerebral, passando pela consciência sem provocar emoções que poderiam estimular o seu despertamento.

A importância de ter uma rotina do sono

Embora investir em técnicas como o ruído branco seja uma maneira eficiente de melhorar a qualidade do sono, é importante lembrar que existem outros fatores favoráveis para que você durma bem.

Fazer refeições leves e não consumir bebidas estimulantes, como café e chá-preto, à noite, evitar trabalhar no quarto, tomar um banho quente antes de deitar, diminuir a luz ambiente e contar com um colchão confortável são estratégias para criar uma rotina do sono saudável e fazem com que você durma com maior facilidade.

Caso não consiga silenciar o seu quarto por completo, o que é muito importante para pegar no sono, utilizar o ruído branco é um bom método para mascarar os sons que podem influenciar na qualidade do seu sono. Por isso, não deixe de tentar — quanto mais formas diferentes de otimizar as suas noites, melhor!

E aí, o que achou deste conteúdo? Que tal dividir todas essas informações novas com os seus amigos? Compartilhe o post nas redes sociais e ajude mais pessoas a melhorar a qualidade do sono. Até mais!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário