Você já sentiu aquele mal-estar após uma noite de sono ruim? Essa é a realidade de muitas pessoas que, diariamente, sofrem com problemas por não conseguir dormir bem. E esse fato ajuda a reforçar a importância de uma boa noite de sono, porque é durante esse período que o organismo realiza atividades fundamentais para a manutenção do corpo.
Noites mal dormidas podem acarretar problemas em curto, médio e longo prazo. Mas quais são os problemas? E quais são os benefícios de dormir bem? A seguir, você entenderá melhor sobre a importância da qualidade do sono e verá algumas dicas que lhe ajudarão a dormir melhor. Vamos lá?
O mito da quantidade ideal de horas dormidas
Primeiramente, é necessário entender que um sono reparador não tem a ver apenas com a quantidade de horas. É comum alguns médicos recomendarem de 7 a 8 horas diárias de sono. Porém, há pessoas que se sentem muito bem dormindo apenas 6 horas por dia.
Pois, mesmo que você durma por 10 horas, por exemplo, ainda sofrerá com os malefícios se dormir em um colchão inadequado. Para ter um sono restaurador, é preciso observar alguns pontos em seu estilo de vida. Mas, antes de falarmos sobre isso, você verá, a seguir, o que acontece quando não dormimos bem.
Problemas causados por noites de sono ruins
Os efeitos são variados. Em curto prazo, podem ocasionar alguns desconfortos, como cansaço e dores nas costas que, se não forem tratados, podem favorecer problemas piores — como diabetes, hipertensão, entre outras doenças. Veja abaixo alguns dos problemas que uma má noite de sono pode provocar.
Em curto prazo
O objetivo do sono é restaurar as energias, mas quando isso não ocorre, o corpo pode sofrer desequilíbrios hormonais que podem deixá-lo mais estressado. Quando o corpo não consegue recompor os níveis de energia, a tendência é que a produtividade seja afetada e a pessoa não consiga trabalhar bem.
Em médio prazo
O cansaço acumulado pode provocar limitações cognitivas e falhas psicomotoras, como dificultar a memorização e gerar indisposição para realizar tarefas do cotidiano.
Em longo prazo
O hábito de dormir mal afeta a imunidade, e com isso o corpo fica vulnerável a doenças como diabetes, hipertensão, depressão, entre outros problemas de saúde.
Benefícios de dormir bem
Diversos aspectos de uma boa qualidade de vida são promovidos quando você passa a valorizar a importância de uma boa noite de sono. Veja alguns dos efeitos promovidos por um sono de qualidade:
- aumenta a produtividade: com as energias restauradas, seu corpo estará mais disposto para realizar as atividades do dia a dia;
- melhora o humor: com os níveis hormonais equilibrados, você tende a ficar mais alegre e bem-humorado;
- melhora a capacidade cognitiva: com a mente descansada, os níveis de memorização e concentração são elevados consideravelmente;
- melhora a imunidade: com o corpo mais disposto, a imunidade tende a se fortalecer, e isso ajuda a combater infecções mais perigosas.
Dicas para você conseguir dormir bem
Retomando o que havíamos dito antes, para dormir bem é essencial pensar em seu estilo de vida, porque a boa qualidade do sono depende de alguns fatores que veremos a seguir:
- exercícios: pratique exercícios regularmente, pois melhora a circulação sanguínea, controla o peso e proporciona diversos outros benefícios para o corpo;
- alimentação: evite excessos e adote uma alimentação mais leve durante a noite, com produtos mais naturais, como verduras e legumes;
- meditação: tente se esvaziar de preocupações e faça algo que o ajude a se tranquilizar;
- hábitos noturnos: evite realizar atividades estressantes ou utilizar aparelhos eletrônicos antes de se deitar;
- ambiente: observe se o seu quarto está adequado para que você durma bem, certificando-se de que nada vai atrapalhá-lo.
Como você pôde analisar, dormir mal pode ser bastante prejudicial, e é preciso levar em conta a importância de uma boa noite de sono para conseguir melhorar a qualidade de vida. Se você observar e colocar em prática as dicas que foram descritas, poderá desfrutar dos benefícios que um sono restaurador proporciona.
O que achou desse conteúdo? Deixe um comentário nos contando alguma experiência para que possamos ajudá-lo ainda mais!