Quais são os benefícios de um colchão magnético?

6 minutos para ler
Powered by Rock Convert
Dormir bem é fundamental para ter disposição e recuperar as energias para o dia seguinte. Porém acordar cansado ou com dores não é normal e pode prejudicar a saúde física e mental.

Você conhece os benefícios de um colchão magnético? O modelo tem propriedades especiais que proporcionam uma melhor qualidade de sono.

Neste post será apresentado o que é magnetismo e quais são as vantagens que ele pode proporcionar. Ainda, serão compartilhadas dicas para escolher um colchão magnético e a história de como este tipo surgiu no mercado. Boa leitura!

O que é magnetismo?

Segundo as leis da física, é uma força entre determinados objetivos que atrai e repulsa os mesmos, como ímãs. O magnetismo age por meio de polos com forças divergentes — polo norte e polo sul.

Pegue dois ímãs e comprove: os pólos iguais se repelem e os diferentes se atraem, não é mesmo?

Além de conhecer o conceito, é importante saber que existe o magnetismo terrestre e que ele impacta diretamente no corpo humano. Acompanhe a explicação.

A Terra funciona como um ímã e é divida em dois polos. Por isso, o planeta tem um campo magnéticogerado pelo movimento constante de rotação e de seu núcleo. É este campo que a protege contra raios cósmicos e outras energias que podem atingi-la.

É importante que você tenha em mente que o magnetismo é fundamental para a vida! Assim como na Terra, o corpo humano depende da energia eletromagnética para realizar funções que são essenciais, como estímulos para o sistema circulatório, imunológico e movimentações hormonais.

Porém alguns dispositivos atrapalham a ação do magnetismo natural da Terra por diversos fatores.

Equipamentos como televisão, micro-ondas e lâmpadas emitem radiações artificiais muito mais potentes do que as naturais emitidas pelo planeta Terra ou pelos corpos, prejudicando o equilíbrio magnético das pessoas.

Quais são as consequências da falta de magnetismo?

Ficou evidente para você que a energia magnética é essencial para tudo funcionar corretamente? Também percebeu que as radiações de aparelhos e equipamentos prejudica a eficácia dessa força no corpo humano?

Contudo a falta do magnetismo de que o nosso corpo precisa diminui a força vital e provoca diversos malefícios, como cansaço, insônia, estresse e, até mesmo, desconcentração, alergias e hormônios desregulados.

Quais são os benefícios do colchão magnético?

Existem muitos modelos de colchões magnéticos disponíveis no mercado para atender as mais diversas necessidades. Os produtos podem ser desenvolvidos com mola, espuma e infravermelho em diferentes intensidades.

Falando em infravermelho, vale ressaltar que ele também é um tipo de radiação eletromagnética. É uma energia e não pode ser vista, mas sentida pelo corpo humano por meio de calor.

Como os infravermelhos funcionam no colchão magnético?

O titânio, a platina e o alumínio são substâncias que emitem uma onda luminosa com comprimento longo, semelhante aos raios solares no início das manhãs e nos finais de tarde.

Assim, são utilizados na produção das fibras de poliéster utilizadas no colchão. Os componentes emitem ondas eletromagnéticas com a mesma frequência dos raios emitidos pelo sol.

Como já foi citado, o infravermelho é percebido pelo calor emitido, o que faz com que aumente a temperatura do corpo e dilate os vasos sanguíneos, facilitando a circulação e a eliminação de toxinas.

Conheça algumas das vantagens de dormir em um colchão magnético:

  • auxilia no alívio das dores de coluna e na região lombar;
  • aumenta a ação anti-inflamatória e a capacidade de autocura;
  • previne varizes, câimbras, tensões e dores musculares;
  • reduz o tempo de cicatrização;
  • contribui para a desintoxicação do organismo;
  • aumenta a dilatação dos vasos sanguíneos;
  • melhora o equilíbrio da pressão arterial;
  • reduz as inflamações musculares;
  • favorece a circulação sanguínea;
  • melhora a qualidade do sono.

Quais são as principais dicas para escolher um colchão magnético?

Algumas considerações são essenciais para aproveitar os benefícios de um colchão magnético. Definir o modelo mais adequado para o seu corpo é uma delas.

Acompanhe abaixo as principais dicas que vão te ajudar na escolha do colchão ideal.

Peso

O peso corporal é o que determina o suporte necessário do colchão. De acordo com o peso, a pressão do corpo pode ocasionar afundamentos em pontos específicos.

Por isso, informar o seu peso é um dos primeiros passos para escolher um modelo.

Densidade

Relacionada à quantidade de matéria-prima utilizada por metro cúbico, a densidade é a característica que define a rigidez do colchão. Quanto mais material é utilizado na produção, maior será o peso suportado pelo modelo.

Mais uma vez, a estrutura corporal é essencial para escolher a densidade apropriada.

Certificação

O Inmetro — Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia — é a autarquia nacional de verificação de qualidade.

No caso dos colchões magnéticos, é de extrema importância que sejam certificados para que a eficiência dos materiais passe por testes, assim como a utilização seja assegurada.

Além das dicas para escolher o modelo mais apropriado, outra questão que também deve ser considerada é o cuidado após a compra do colchão.

Para que os resultados e a durabilidade do material atenda as expectativas do consumidor é preciso realizar algumas ações com frequência, como: fazer rotação periódica do colchão, utilizar capa protetora e distribuir o peso ao deitar.

Ainda, quem se preocupa em trocar as roupas de cama regularmente e em fazer uma limpeza adequada no colchão, aumenta a vida útil do material que o compõe.

Como surgiram os primeiros colchões magnéticos?

Os registros históricos apontam que o tipo de colchão com magnetos foi desenvolvido pelo japonês Kunio Akutsu, especialista em medicina do esporte. Ele iniciou a pesquisa e experimentos nos anos 50.

Depois de muitos estudos sobre medicina preventiva e tentativas de desenvolver dispositivos para beneficiar o corpo, os primeiros modelos foram desenvolvidos na década de 70.

Esse tipo de colchão é uma ótima escolha para pessoas que sofrem com artrite, dor ciática, dor muscular, dores de cabeça, insônia, irritabilidade e cansaço crônico.

Ainda, é também indicado para pessoas que têm boa saúde, mas que querem aumentar a qualidade de vida de uma forma geral, dormir melhor e ter um dia a dia mais produtivo.

Gostou de saber sobre os benefícios de um colchão magnético? Então visite o nosso site e conheça mais sobre esse e outros produtos que favorecem a saúde e aumentam o bem-estar.

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário