Porque você acorda durante a madrugada

4 minutos para ler
Powered by Rock Convert

Levante a mão se você faz parte do clube das 3h? E quando dizemos clube das 3 da manhã, não queremos festejar até as 3, queremos dizer que estamos bem acordados nas primeiras horas da manhã!

Para muitos de nós, 03:00 é a hora das bruxas, para outros, 02:00 ou 04:00. Seja qual for, é importante observar que é relativamente comum e inofensivo – se você cair no sono logo depois. Isso não significa que você não pode dormir e não significa que você tem insônia.

Ninguém dorme a noite toda

Acordar à noite não é um problema – De fato, acordamos várias vezes por noite (de barulho, perturbação do parceiro ou muito calor / frio) e na maioria das vezes você nem percebe – além das viagens grogue para o banheiro! Nosso sono dura cerca de 90 minutos e, dentro desse ciclo, passamos por diferentes estágios do sono. Estes são pontuados com breves despertares. À medida que passamos a noite, passamos mais tempo em sono mais leve, e é por isso que breves despertares podem parecer mais pronunciados.

Acordar e continuar acordado

Se você acordar e não voltar a dormir imediatamente, poderá se mexer e se virar, pensando nos trabalhos que precisa fazer amanhã ou assistindo a cada minuto do relógio mudar.

Powered by Rock Convert

Você começa a sentir preocupação, ansiedade ou frustração, enviando seu corpo para uma resposta de “luta ou fuga”. Quando isso acontece, sua mente pode começar a acelerar, sua frequência cardíaca aumenta e sua pressão arterial aumenta.

O que não fazer

Observação do relógio: assim que você começa a marcar o tempo e começa a se preocupar em ter que acordar em mais três horas, é quando a ansiedade se instala e nos impede de adormecer.

Fique na cama: se você não conseguir voltar a dormir em 20 minutos, levante-se e vá fazer algo relaxante – técnicas de relaxamento, leitura, tomar uma bebida quente com pouca luz. Ficar acordado na cama diminui nossa eficiência do sono, o que significa que associamos a cama a atividades como estar acordado, planejar, se preocupar etc. e não para dormir.

Como ter um bom sono

  • Consistência é a chave. Vá para a cama e levante-se aproximadamente à mesma hora todos os dias para ajudar a programar o corpo para dormir melhor
  • Reserve pelo menos 30 minutos para relaxar antes de dormir. É hora de deixar de lado as preocupações e pensamentos negativos e processar o dia. Escolha o que funciona melhor para você, seja tomando um banho quente, meditando, lendo ou ouvindo música suave.
  • Ambiente do quarto. Mantenha-o fresco, silencioso e escuro para impedir interrupções desnecessárias. Certifique-se de dormir em uma cama confortável também.
  • Mantenha-se ativo. É sabido que as pessoas que se exercitam regularmente tendem a dormir melhor. Liberar a tensão reprimida através do exercício também é altamente benéfico, ajudando a banir o estresse antes de dormir.
  • Evite o tempo de tela antes de dormir. Tente resistir ao pegar o telefone para rolar pelas mídias sociais ou e-mails e considere desligar a TV também. A luz azul dificulta a produção de melatonina e o conteúdo estimula o cérebro, tornando-o mais alerta.

Não descarte quaisquer condições subjacentes

Existem algumas condições médicas que podem contribuir para a dificuldade em adormecer e permanecer dormindo, incluindo apneia do sono. Se você persistentemente tiver problemas para dormir a noite toda, os próximos passos seriam consultar o seu médico para considerar as causas subjacentes e discutir opções que poderiam incluir terapia cognitivo-comportamental.

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário