melatonina melatonina

Melatonina: para que serve e quais seus benefícios para o sono?

6 minutos para ler
Powered by Rock Convert

Ao anoitecer, o nosso corpo começa a se preparar para mais uma noite de sono. Isso ocorre em decorrência da liberação do hormônio melatonina, fazendo com que a pessoa se sinta com sono até dormir. Durante a manhã, a substância tem a sua produção interrompida e o indivíduo acorda.

Esse hormônio faz parte do mecanismo que faz com que animais e humanos regulem o relógio biológico, ou ciclo circadiano. Se você deseja saber o que é a melatonina e quais são os benefícios para o organismo, não perca o nosso post. Boa leitura!

O que é a melatonina e para que ela serve?

A melatonina é um hormônio produzido na glândula pineal, que está localizada no cérebro, regulando o ciclo circadiano do organismo. Ela é liberada no começo da noite, quando a iluminação natural cai. No entanto, apresenta um pico maior de produção algumas horas após o anoitecer e auxilia na promoção do início do sono.

O seu nível máximo é atingido quando a pessoa dorme. Com o amanhecer e a volta da luminosidade, a glândula reduz a produção, sinalizando que é a hora de acordar.

Por regular a função do sono em todo o corpo, a maioria dos órgãos apresentam receptores para a melatonina. Por isso, ela atua no organismo de modos variados, além de ter a função de regeneração celular e auxilie no combate a inflamações no corpo.

Como existem muitos estímulos luminosos mesmo de noite, com o uso de celulares, computadores e televisão, muitos indivíduos podem ter uma produção irregular ou menor do hormônio.

Assim, alguns têm uma deficiência na produção da melatonina e, por isso, apresentam muita dificuldade para dormir. Uma noite de sono ruim pode afetar o metabolismo, diminuir a qualidade de vida e aumentar os níveis de estresse de quem sofre com o problema.

Como esse hormônio funciona e qual a sua importância para o sono e corpo?

O corpo apresenta um relógio natural que tem a função de regular a hora de acordar e a de dormir. A melatonina atua como um neurotransmissor, ativando certas funções cerebrais. Em geral, os níveis no corpo começam a aumentar conforme a noite cai e diminui assim que amanhece.

Isso ocorre porque a luz é fundamental para a sua produção. Portanto, quando é inverno e os dias tendem a durar menos, o organismo pode ficar confuso e aumentar os níveis de melatonina mais cedo ou mais tarde que o comum.

A sua produção diminui com a idade. Adultos mais velhos produzem uma quantidade menor da substância ou não conseguem produzi-la suficientemente. Nessas situações, é necessário consultar um médico para ele indicar a suplementação.

Indivíduos que trabalham em turnos diferentes, em que trabalham a noite e dormem de dia, também podem ser indicados para tomar melatonina para regular os níveis do hormônio no organismo. Isso porque essas pessoas dormem em períodos que existem mais luz e em que o corpo não produz o hormônio naturalmente.

Quais são os benefícios desse hormônio?

Além de regular o sono, a melatonina apresenta diversos benefícios para a saúde. Confira, a seguir, quais são.

Powered by Rock Convert

Ajuda a melhorar a depressão sazonal

Esse tipo de depressão ocorre durante o inverno e causa sintomas como dificuldade de concentração, aumento do apetite, sono em excesso e tristeza. Esse transtorno acontece com uma frequência maior em pessoas que moram em regiões em que o inverno dura muito tempo, e é associado à diminuição de substâncias que estão relacionadas ao sono e o humor, como a melatonina e a serotonina.

Nessa situação, ingerir melatonina pode auxiliar na regulação do ritmo circadiano e a melhorar os sintomas da depressão sazonal. Mas lembre-se que é preciso consultar um médico para que ele possa fazer essa indicação para você.

Reduz a acidez do estômago

A melatonina pode contribuir para reduzir a produção de ácido no estômago e de óxido nítrico, uma substância que tem a função de induzir o relaxamento do esfíncter do esôfago, o que reduz o refluxo gastroesofágico.

Logo, a melatonina pode ser utilizada como auxiliar no tratamento dessa condição.

Tem ação antioxidante

Em decorrência do seu efeito antioxidante, a melatonina pode contribuir para fortalecer o sistema imunológico, auxiliando na prevenção de várias doenças, além de controlar doenças psicológicas associado ao sistema nervoso.

Logo, o hormônio pode ser indicado para ajudar no tratamento de isquemia, Alzheimer, fibromialgia, enxaqueca, degeneração macular, retinopatia e glaucoma, por exemplo.

Trata a queda de cabelo e calvície

A melatonina em uso tópico pode auxiliar no combate a alopécia androgenética em um estágio inicial. A substância pode melhorar a multiplicação de células germinativas no bulbo capilar, o que estimula o crescimento dos fios.

Ajuda na perda de peso

Para quem deseja perder peso, a melatonina pode ser uma boa aliada. O hormônio consegue inibir as células precursoras de gordura no corpo. Elas são uma espécie de célula-tronco que está presente em vários tecidos, como no cordão umbilical, na medula óssea e no adiposo (de gordura).

Como melhorar ainda mais a qualidade do sono?

Como foi visto, a melatonina é muito importante para uma boa noite de sono. No entanto, alguns hábitos também podem melhorar ainda mais a qualidade do sono.

Mantenha o quarto escuro

Deixar o quarto silencioso e escuro auxilia no relaxamento para uma noite tranquila. Se houver luz dentro do quarto, seja de um celular, seja da TV, o corpo entenderá que o cérebro pode parar de produzir melatonina.

Escolha um colchão e travesseiro confortáveis

Se você costuma acordar com dor muscular ou na coluna, talvez seja a hora de trocar e travesseiro ou colchão. Para ter uma boa noite de sono, é necessário que o corpo esteja em um local confortável. Por isso, opte sempre por um colchão e travesseiro de qualidade.

Como vimos, a melatonina é muito importante para regular o ciclo circadiano no organismo. Por isso, é fundamental manter bons hábitos de sono, como deixar o quarto escuro, optar por um colchão e travesseiro confortáveis e ir para a cama sempre no mesmo horário. Com isso, é possível ter uma boa noite de sono e ter mais disposição no dia seguinte.

Gostou deste conteúdo? Você conhecia os benefícios da melatonina para o corpo? Deixe um comentário em nosso post e conte para gente!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário