máscara de dormir máscara de dormir

Entenda como a máscara de dormir ajuda na qualidade do sono

9 minutos para ler
Powered by Rock Convert
Você tem o hábito de usar máscara de dormir? Se não, deveria começar a pensar nisso, porque esse importante acessório pode ajudar a melhorar a qualidade do seu sono, possibilitando que você descanse melhor e tenha mais disposição no dia seguinte.

Dormir bem é fundamental para o corpo recuperar a sua energia e desempenhar diversas funções que asseguram o equilíbrio orgânico. Além disso, um sono de qualidade aumenta a produtividade tanto para o trabalho como para os estudos e demais atividades e tarefas do dia a dia.

Para que você entenda como esse item ajuda a ter um sono mais agradável e relaxante, vamos comentar sobre a sua importância, seus efeitos na qualidade do sono e como escolher a melhor máscara para dormir. Continue lendo e descubra as vantagens e os benefícios de utilizar esse produto!

Importância da máscara para dormir

Mesmo com os olhos fechados, qualquer incidência de luz altera o relógio biológico, reduzindo a produção de melatonina — o hormônio natural produzido pelo organismo, que envia comandos para o corpo relaxar e se recompor do desgaste sofrido durante o dia.

Dessa forma, o ambiente ideal para o sono deve ser totalmente escuro, o que muitas vezes não é conseguido apenas com a utilização de cortinas do tipo “black out”. A máscara para dormir é uma forma prática e simples para ajudar a adormecer de maneira mais rápida e aumentar os níveis de melatonina noturno.

Nesse sentido, tão importante quanto o colchão e travesseiro que utilizamos para dormir, a adoção de um produto que protege os olhos da luminosidade, é essencial para um sono reparador.

Como a máscara de dormir contribui para a qualidade do sono

Certamente você já deve ter visto uma pessoa usando máscara de dormir, seja pessoalmente, em fotografias ou na televisão. Embora essa imagem possa ser associada à superficialidade, esse item contribui significativamente para a melhoria da qualidade do sono.

A máscara de dormir tem a função de ajudar os olhos a relaxarem, inibir a incidência de claridade e possibilitar que o cérebro descanse, enquanto envia para o organismo alguns estímulos que fazem com que os demais órgãos também minimizem suas funções.

Por isso, quem tem dificuldade na hora do sono pode ser beneficiado pelo uso da máscara de dormir, não como um simples acessório, mas como um item indispensável para garantir uma noite de sono reparador.

O produto é uma alternativa natural, com excelente custo-benefício e eficaz para complementar os hábitos de higienização do sono, principalmente para quem sofre com distúrbios no sono.

A seguir, listamos algumas das funções da máscara de dormir para que você possa compreender de que forma ela ajuda a elevar a qualidade do sono.

Aumenta os níveis de melatonina

Para que o nosso cérebro entenda que está na hora de dormir, é preciso que haja estímulo para produção e liberação da melatonina — o hormônio natural que ajuda a regular os ciclos de sono e vigília do organismo.

O que estimula esse hormônio é a escuridão — isso explica por que com a chegada da noite nos sentimos mais cansados e sonolentos do que durante o dia. Contudo, quando está claro demais, não sentimos sono ou temos dificuldade para dormir.

Dessa forma, a máscara contribui para a liberação desse hormônio, já que ela cria um ambiente com menos claridade para os olhos, independentemente da luminosidade do ambiente. Assim, o cérebro alcança um equilíbrio químico que age no organismo favorecendo o seu relaxamento e, consequentemente, a indução do sono.

Facilita para dormir em locais com muita claridade

Quando estamos em casa, fica mais fácil preparar o ambiente para descansarmos do modo adequado. Colocamos cortinas para bloquear a luz, reduzimos a luminosidade do próprio ambiente, evitamos equipamentos eletrônicos, entre outras medidas.

No entanto, quando é necessário dormir em locais diferentes, podemos ter problema com a incidência de claridade — isso pode acontecer em hotéis, pousadas, no avião ou dentro de um ônibus.

Temos dificuldade para dormir nesses espaços principalmente por causa da diferença de iluminação, que provoca estímulos ao cérebro. Por isso, a máscara de dormir é uma excelente aliada nessas situações, evitando a incidência de luminosidade nos olhos.

Estende as horas de sono

Muitas vezes, as pessoas podem acordar antes do horário programado devido à claridade que ocorre com o amanhecer. Essa situação pode reduzir as horas de sono quando precisamos dormir um pouco mais tarde.

Quando o dia começa a clarear e a luminosidade penetra no ambiente, a produção de melatonina é reduzida, fazendo com que despertemos, mesmo que ainda estejamos cansados. Como resultado, passamos o dia com sonolência e indisposição.

Powered by Rock Convert

Entretanto, com a utilização da máscara de dormir, isso não ocorre, pois, independentemente da claridade do ambiente, os olhos sempre estarão na escuridão. Dessa forma, a produção de melatonina continuará equilibrada até que o próprio organismo desperte quando estiver descansado.

A máscara também é uma excelente alternativa para quem tem uma jornada de trabalho noturna e precisa descansar durante o dia, já que ela promove o relaxamento da mente, por meio do bloqueio da luminosidade, necessário para a liberação da melatonina, independentemente do horário e do ambiente externo.

Como escolher a melhor máscara para dormir

É possível encontrar diferentes tipos de máscara para dormir. Algumas auxiliam inclusive a cuidar das olheiras enquanto a pessoa dorme, como é o caso das confeccionadas em gel.

Há também as aromáticas, elaboradas com diferentes ervas funcionais que ajudam a relaxar e não causam alergias. Algumas têm um bolso na parte frontal que permite inserir um saquinho de chá, de acordo com o gosto da pessoa, como lavanda e camomila, que podem ajudar na indução de um sono profundo.

Em meio a tantas opções, é importante observar alguns aspectos antes de optar por um modelo específico. Veja, a seguir, algumas dicas para escolher a melhor máscara para dormir!

Observe o material

As máscaras podem ser encontradas em gel, nylon, algodão, entre outros materiais. O mais importante é escolher a que melhor se adapta às necessidades de cada pessoa, preferindo as mais leves, flexíveis e hipoalergênicas.

Escolha uma do tamanho certo

É fundamental verificar o tamanho da máscara, tanto em relação à sua proporção para o encaixe no rosto quanto à circunferência da cabeça. Além disso, é importante verificar o tipo de fechamento.

Para as que são feitas com elástico, dê preferência aquelas que apresentam modelos mais largos. As melhores são confeccionadas com um velcro que possibilita a regulagem do tamanho, proporcionando mais conforto.

Analise a maciez

Algumas máscaras podem incomodar devido ao tipo de material empregado, deixando inclusive marcas no rosto. Em geral, é melhor escolher um produto que pareça o mais leve e confortável possível, optando por tecidos como o algodão.

Prefira cores escuras

Cores muito claras, como branca, azul e rosa, deixam passar um pouco de luminosidade. Já as cores mais escuras conseguem proporcionar um melhor bloqueio. Portanto, prefira tons que proporcionem esse efeito, como o marrom e o preto.

Aspectos que interferem na qualidade do sono

Conforme comentamos, a luminosidade interfere diretamente na qualidade do sono, e a máscara de dormir ajuda de forma efetiva no relaxamento dos olhos e na produção da melanina, colaborando na redução da incidência de claridade enquanto dormimos.

No entanto, a má qualidade do sono também pode estar relacionada com a utilização de um colchão e travesseiro inadequados. Além disso, ela pode ser provocada por distúrbios no sono, que interferem no descanso noturno.

Dessa forma, é importante ficar atento à sua disposição e produtividade no dia seguinte, mesmo com o uso da máscara, para identificar se você está sofrendo com alguma alteração do sono, como:

  • apneia — interrupção da respiração enquanto a pessoa dorme;
  • bruxismo — aperto ou fricção dos dentes superiores contra os inferiores, de maneira involuntária;
  • insônia — dificuldade em pegar no sono ou dar continuidade a ele;
  • paralisia do sono — acordar à noite, não conseguir movimentar o corpo e ter alucinações, misturando a realidade com os sonhos;
  • ronco — respiração alta e ruidosa enquanto a pessoa dorme, podendo ser acompanhado de apneia;
  • síndrome das pernas inquietas — alterações da sensibilidade e agitação involuntária dos membros inferiores, podendo acometer também os braços, em casos mais graves;
  • sonambulismo — alteração que faz com que a pessoa fale ou ande enquanto ela dorme.

Cada um desses problemas desencadeia sintomas característicos que podem ser identificados pelo próprio indivíduo ou com o auxílio de um especialista. Sendo assim, se você estiver dormindo a quantidade adequada de horas em um ambiente agradável e ainda assim estiver muito cansado e indisposto, procure um médico.

Como melhorar a qualidade do sono

O uso de um acessório, como a máscara de dormir, complementa a preparação para o descanso durante a noite, sendo uma grande aliada para quem precisa descansar bem. Por isso, experimente usá-la para sentir a diferença em sua disposição e produtividade no dia seguinte, mas não se esqueça de escolher um produto de boa qualidade para desfrutar dos benefícios que esse item traz.

Além disso, é fundamental observar a qualidade do colchão e do travesseiro utilizado, já que eles precisam proporcionar conforto para garantir um sono reparador. Também é importante que as roupas de cama estejam sempre limpas e macias.

Como vimos, a máscara de dormir é essencial para garantir um sono reparador, pois bloqueia a incidência de luminosidade nos olhos, permitindo que o corpo relaxe e o organismo funcione corretamente com a liberação da melatonina. Além disso, é fundamental optar por colchão e travesseiro de boa qualidade e adequado às necessidades individuais.

Gostou deste artigo? Para saber mais sobre como ter noite de sono reparador, leia outro post que publicamos em nosso blog e conheça as nossas dicas sobre como criar um ambiente adequado para dormir!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário