Fases do sono: quais são elas e como o colchão e travesseiro auxiliam no descanso?

4 minutos para ler

Você tem dificuldades para dormir? Saiba que 73 milhões de brasileiros enfrentam esse problema, segundo informações do Correio Brasiliense. Porém, compreender as fases do sono pode ajudá-lo a entender melhor as causas desses distúrbios e saber como evitá-los.

Dessa forma, você consegue dormir bem, melhorar sua disposição diária e obter outros benefícios. Quer saber como? Então, continue a leitura, porque explicaremos o ciclo do sono e como o seu colchão e o travesseiro auxiliam no processo. Confira!

Quais são as fases do sono?

O sono é dividido em dois períodos principais: NREM (movimento não rápido dos olhos) e REM (movimento rápido dos olhos). Sendo que, o período NREM engloba 4 fases, e o REM, apenas 1 — totalizando 5 fases.

Todo esse ciclo se repete a cada 70-110 minutos, e o período NREM corresponde a 75% desse tempo. Parece confuso, mas não é! Veja mais detalhes a seguir.

1ª Fase

Essa é a fase de transição da vigília para o sono. Nessa etapa, a atividade muscular diminui promovendo o relaxamento, além de ocorrerem leves contrações e espasmos. Também ocorre a liberação de melatonina, hormônio que induz ao sono. Geralmente, ocupa de 4% a 5% do tempo.

2ª Fase

Nesse ponto, inicia-se o sono. O ritmo do coração, a respiração e a temperatura corporal diminuem, e a pessoa já não desperta facilmente como na fase anterior. Ademais, na segunda fase, ocorrem breves explosões cerebrais, chamadas de fusos do sono — que visam a induzir a pessoa ao sono profundo. Essa etapa é a mais demorada, ocupando de 45% a 55% do tempo.

3ª Fase

Essa fase marca o início do sono profundo. Nesse ponto, o corpo acelera a recuperação fisiológica, restabelecendo a disposição, regulando os níveis hormonais e realizando outras atividades. Ao acordar nessa fase, a pessoa pode se sentir desorientada e ainda cansada. Essa etapa ocupa de 4% a 6% do tempo.

Powered by Rock Convert

4ª Fase

A quarta fase é muito semelhante à anterior. Por isso, o Instituto do Sono e outros materiais científicos descrevem apenas 3 fases do período NREM. Mas, para ficar claro, nessa fase, o sono profundo é estabilizado, deixando a atividade muscular limitada e a respiração mais rítmica, ocupando de 12% a 15% do tempo.

5ª Fase (REM)

Nessa fase, as ondas cerebrais aumentam, o movimento dos olhos acelera, os músculos ficam quase imóveis e os batimentos cardíacos elevam-se. Além disso, a respiração fica mais rápida, irregular e superficial. Após essa fase, o ciclo do sono retorna até a 3ª fase, repetindo os ciclos enquanto a pessoa dorme. A fase REM ocupa de 20% a 25% do tempo.

Como o colchão e o travesseiro auxiliam no processo?

Analisando o ciclo do sono, podemos notar que, em cada fase, o corpo realiza atividades diferentes. Por exemplo, na 3³ fase, ele inicia a recuperação fisiológica, que é fundamental para reduzir o cansaço. É nesse ponto que o colchão e o travesseiro auxiliam no processo.

Se o colchão e o travesseiro não forem bons o suficiente, eles não oferecerão o apoio e o conforto adequados ao corpo, provocando dores e desconforto. Dessa forma, você terá dificuldades para alcançar o sono reparador da 3ª e 4ª fases, repetindo os ciclos iniciais, acumulando cansaço e outros malefícios ao acordar.

Quais são as consequências de um sono ruim?

O ciclo completo do sono é essencial para garantir o equilíbrio físico e mental da pessoa. Por isso, além dos riscos citados, um sono de má qualidade pode provocar ansiedade, problemas de memória, irritabilidade e mau humor — além de prejudicar a imunidade e causar outros problemas que afetam a qualidade de vida.

Com isso, podemos compreender que um sono de boa qualidade é primordial para evitar problemas de saúde e alcançar maior bem-estar, certo?

Ademais, foi possível entender mais sobre o que ocorre nas fases do sono e como um colchão e um travesseiro são importantes para o descanso. Portanto, se o seu colchão e o seu travesseiro não estão ajudando você a dormir bem, é preciso trocá-los para que consiga descansar como merece!

Gostou do artigo? Que tal descobrir também como colchão pode ajudá-lo a minimizar os problemas de circulação corporal? Até mais!

Posts relacionados

Deixe um comentário