Como o estresse afeta o sono

3 minutos para ler

É natural neste clima atual encontrar coisas confusas, assustadoras e difíceis.

E com indicações claras de que a pandemia do Covid-19 já está começando a ter um impacto significativo na saúde mental do país, pensamos em dar uma olhada em como o estresse afeta o sono durante o Mês da Consciência do Estresse (abril).

De acordo com uma pesquisa recente da Mental Health Foundation , mais de um em cada cinco (22 por cento) dos adultos do Brasil sentiu pânico e três em dez (30 por cento) sentiram medo por causa da pandemia de coronavírus. Mais de seis em cada 10 adultos (62%) se sentiram ansiosos ou preocupados.

Em momentos de estresse, podemos comer em excesso ou em demasiado, perder o interesse pelas atividades, sentir-nos agitados e lutar para nos concentrar. Você também pode ter problemas para dormir – com dificuldades em adormecer e permanecer adormecido. O estresse causa hiper-excitação, o que pode perturbar o equilíbrio entre sono e vigília.

Pode ser difícil quando você está se distanciado e se isolando socialmente obter conforto e alívio das coisas que você gosta, por exemplo, passar um tempo com sua família, fazer compras ou sair para uma refeição. No entanto, você pode usá-la como uma boa oportunidade para praticar algum autocuidado e fazer coisas que você nunca faz – como se entregar a um bom livro, experimentar novas receitas ou experimentar novas rotinas de exercícios em casa.

Você também deve usar esse tempo para praticar algum autocuidado com o sono. As dicas incluem:

Powered by Rock Convert

DESCONECTAR DISPOSITIVOS

É muito mais difícil desligar uma noite se você estiver constantemente verificando seu telefone! Evite verificar e-mails, notícias ou mídias sociais que possam causar preocupação ou estresse antes de dormir.

ESCOLHA A CAMOMILA

Escolha algo como um chá de camomila, conhecido por suas propriedades relaxantes, ou uma bebida com leite, em vez de ser tentado por uma bebida à noite.

MANTENHA O QUARTO UM SANTUÁRIO

Esta é uma área onde você deve se sentir calmo e de cabeça clara. Durma em uma cama confortável e de apoio, use roupas de cama luxuosas e mantenha o quarto fresco, silencioso e escuro. Decore o quarto com coisas que você ama, mas certifique-se de que não esteja desorganizado.

DEFINA A CENA

Quando começamos a desligar as luzes, nossos níveis de melatonina começam a aumentar – esse é o hormônio que precisamos para sentir sono. Evite usar luz forte e forte à noite, isqueiros ou lâmpadas mais suaves são ideais para definir a cena. As velas também criam um ambiente atraente.

ESCREVA

Anotar nossas preocupações ou até mesmo uma lista de tarefas pode ser muito terapêutico. Você quer que seus últimos pensamentos à noite sejam bons ou se visualize em seu lugar favorito – pensamentos felizes realmente promovem sonhos relaxados e felizes.

E RELAXE…

Pratique técnicas de relaxamento e exercícios de respiração profunda. Alguns podem preferir usar meditação guiada, aplicativos de atenção plena como Headspace ou ruído branco para se sentir calmo. Tome um banho quente e, se achar reconfortante. delicie-se com aromas de lavanda. Faça o que faz você se sentir bem.

Posts relacionados

Deixe um comentário