como eliminar ácaros como eliminar ácaros

Descubra agora como eliminar os ácaros que acabam com a sua saúde

6 minutos para ler
Powered by Rock Convert

Saber como eliminar ácaros é uma questão de prevenção de doenças e manutenção da saúde. Esses microrganismos estão presentes na poeira e, embora não sejam vistos a olho nu, se reproduzem em grandes quantidades, principalmente em colchões e travesseiros.

Os ácaros se alimentam de resíduos orgânicos, como poeira e pele descamada. Entretanto, são os detritos (ácaros mortos) e as fezes dele que causam as alergias nas pessoas. Por esse motivo, é fundamental mantermos o ambiente sempre limpo e adotar soluções para impedir as complicações respiratórias que eles provocam.

Neste artigo, vamos explicar como os ácaros se proliferam e o que pode ser feito para eliminá-los e evitar as reações alérgicas. Continue a leitura para saber mais!

O que são os ácaros

Os ácaros pertencem à classe dos aracnídeos e são visíveis apenas por microscópios. Eles são divididos em mais de 1 milhão de espécies — muitas ainda nem descritas pela ciência.

Segundo especialistas, eles são os principais responsáveis por alergias respiratórias. Entretanto, as pessoas mais suscetíveis são as que já apresentam uma condição favorável às reações, como rinite ou asma.

Em alguns casos, as alergias podem evoluir para quadros mais sérios, como asma crônica. Os sintomas mais comuns incluem:

  • coceira;
  • congestão nasal.
  • coriza;
  • espirros;
  • irritação e lacrimejamento nos olhos.

Por esse motivo, é muito importante preocupar-se com a prevenção, por meio de uma correta higienização do ambiente, com ênfase em lugares em que esses microrganismos costumam alojar-se.

Locais em que os ácaros estão mais presentes

Em geral, os ácaros se adaptam a ambientes quentes, úmidos e escuros. Dessa forma, almofadas, colchões, travesseiros — que devem ser trocados a cada dois anos — e tapetes são ambientes perfeitos para o seu desenvolvimento.

Segundo estudos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o colchão é o seu esconderijo predileto, sendo, portanto, o local de maior concentração. Estima-se que em um único colchão é possível que haja cerca de 20 mil ácaros, situação que tende a piorar com o tempo de uso.

O mesmo estudo comprovou que é possível eliminar os ácaros com medidas de prevenção, como higiene e limpeza regular dos objetos e ambientes.

Saiba como eliminar ácaros

Conforme já comentamos, os ácaros se alimentam de resíduos de pele humana e de animais e se reproduzem muito rápido — um metro quadrado de tapete pode conter até 100 mil ácaros. Entretanto, o que mais causa alergias, são os  excrementos e detritos (ácaros mortos) desses microrganismos.

Para eliminá-los, podemos adotar algumas medidas, como as comentadas a seguir. Acompanhe!

Limpe a casa regularmente

O combate aos ácaros exige a utilização do aspirar de pó em todo o ambiente, inclusive nas cortinas (caso não possam ser lavadas). As superfícies das mobílias devem ser higienizadas com pano úmido, ao menos, uma vez por semana.

Powered by Rock Convert

Também é importante manter alguns cuidados especiais para os diferentes locais da residência, como:

  • cozinha — troque as toalhas e os panos regularmente, evitando que fiquem secando sujos, pois isso facilita a proliferação de ácaros.
  • banheiro — mantenha as toalhas de banho e de rosto sempre secas e limpas, evitando deixá-las enroladas quando úmidas;
  • quarto — a roupa de cama deve estar sempre livre de poeira e resíduos, e o colchão deve ser aspirado a cada 15 dias, deixando esses itens arejando por 30 minutos.

Faça uma solução antiácaros

Embora a limpeza geral da casa contribua para a eliminação dos ácaros em sua grande maioria, muitas vezes, é necessário utilizar produtos complementares para eliminá-los por completo.

Uma solução natural, que pode eliminar até 87% de ácaros, é a mistura de 200 ml de vinagre de vinho branco, dissolvidos em 4 litros de água. Ela deve ser aplicada com um pano ou uma escova, em persianas, cortinas, carpetes e outras superfícies. Após a secagem, é fundamental passar o aspirador para retirar os detritos completamente.

Outro inseticida ecológico pode ser feito com os seguintes ingredientes:

  • 1/2 copo de álcool;
  • 1/2 copo de água destilada;
  • 30 gotas de óleo essencial de eucalipto, limão ou lavanda.

Misture-os em um borrifador e aplique em superfícies que acumulam pó. Após aplicá-lo, aguarde a evaporação da substância para poder tocar os objetos.

Prefira o ar condicionado no lugar do ventilador

No calor, o ventilador deve ser evitado, pois contribui para a proliferação do ácaro, já que espalha ainda mais a poeira. A melhor opção é utilizar o ar-condicionado, que resfria e desumidifica o ar, deixando o ambiente hostil a esses hospedeiros.

Substitua o filtro do ar condicionado

A falta de limpeza do ar-condicionado resulta em menor qualidade dele, fundamental para a saúde respiratória. A poeira e os detritos presos no filtro criam ambientes perfeitos para o desenvolvimento de ácaros. Dessa forma, é importante trocar o filtro periodicamente.

Troque a roupa de cama com frequência

Além de trocar a roupa de cama semanalmente, é importante revesar edredons, travesseiros e colchões para tomar sol, já que a perda da umidade é uma forma eficaz de inibir a proliferação dos ácaros.

Entretanto, não basta matar esses microrganismos. Conforme já comentamos, excrementos e detritos dos ácaros são os que mais provocam alergias. Assim, é importante aspirar tudo que foi ao sol, antes de guardar ou utilizar.

Use capas protetoras

As pessoas com tendências às alergias respiratórias devem evitar os travesseiros de ervas e os de plumas, assim como os cobertores, pois esses itens acumulam mais fungos e ácaros.

Caso eles sejam os produtos preferidos da pessoa, devem contar com uma capa de proteção com propriedades antiácaros — as mais seguras são as que têm zíper.

Também é possível encontrar no mercado colchões fabricados com tratamentos antiácaros. Essa propriedade adicionada ao produto ajuda a eliminar o problema, já que evita a proliferação de microrganismos e prolonga a vida útil do colchão.

Conforme vimos, saber como eliminar ácaros é fundamental para a prevenção de doenças, e isso é possível se adotarmos hábitos de higienização do ambiente e dos objetos utilizados. Nesse sentido, colchões e travesseiros devem ser priorizados nos cuidados, já que eles são os itens preferidos por esses microrganismos.

Você costuma tomar alguma providência para eliminar os ácaros do ambiente? Deixe um comentário no post para compartilhar as suas experiências!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário