Como dormir bem: 5 dicas para ter uma boa noite de sono

4 minutos para ler
Powered by Rock Convert

Nada como uma boa noite de sono depois de um dia cansativo, não é? Infelizmente, a sobrecarga na rotina muitas vezes dificulta esse descanso. Não é fácil saber como dormir bem diante de tantos compromissos e preocupações cotidianas.

Mas deixar o sono de lado não é a melhor ideia para aumentar a produtividade. Na verdade, o efeito é oposto: pessoas que dormem mal têm dificuldade para se concentrar e realizar suas atividades diárias. Então, siga nossas dicas e melhore a qualidade do seu sono hoje mesmo!

1. Escolher o colchão adequado

O primeiro passo para dormir bem é ter um bom colchão. Produtos ruins podem ser responsáveis por insônia, dores nas costas e cansaço excessivo. Assim, comprar um colchão de qualidade e ficar atento à validade dele é essencial para ter noites saudáveis.

A tecnologia tem revolucionado o mercado de colchões, e um ótimo exemplo disso é o colchão com infravermelho longo. Ele tem pastilhas hi-foton que emitem ondas eletromagnéticas semelhantes aos raios do sol, fornecendo substâncias fundamentais para o corpo humano. Entre os benefícios desse tipo de colchão, estão:

  • melhorar a circulação sanguínea;
  • acalmar as articulações;
  • aliviar dores;
  • reduzir o estresse;
  • aumentar a qualidade do sono.

2. Ter um bom travesseiro

Para fechar uma parceria com o seu colchão, você precisa do travesseiro ideal. Além de causar dores na cabeça ou pescoço, um produto ruim pode até mesmo afetar a sua coluna. Por isso, compre itens de qualidade e acompanhe a validade deles — que pode ser de dois a quatro anos, dependendo do material.

Um travesseiro de qualidade deve permitir a sustentação do seu corpo, distribuindo uniformemente o peso na coluna e pescoço. Além disso, ele precisa ser encaixado perfeitamente entre o ombro e a cabeça.

3. Dormir na posição correta

Outra dica sobre como dormir bem é escolher as melhores posições. Deitar com a barriga para baixo não é recomendado, pois não distribui o peso corretamente. A melhor posição é de lado, com a coluna alinhada e o travesseiro apoiando a curva lateral do pescoço.

Powered by Rock Convert

Outros travesseiros podem ser adicionados para apoiar a barriga ou as pernas, se você se sentir mais confortável assim. Também é possível dormir de costas, tendo atenção com o alinhamento da cabeça em relação ao corpo.

4. Preparar o ambiente

Depois de adquirir um bom colchão e travesseiros de qualidade, não se esqueça de organizar o seu quarto de forma que ele seja confortável e agradável. É importante que o ambiente estimule uma boa noite de sono e, para isso, a iluminação faz toda a diferença.

Coloque adesivo blackout ou cortina na janela e não durma com as luzes acesas. Garantir uma temperatura agradável é outro ponto importante. Por fim, o ambiente também precisa ser silencioso.

5. Ter uma rotina de sono

Essa é uma das melhores estratégias para combater a insônia. Procure deitar e acordar sempre nos mesmos horários, para acostumar o seu corpo. Além disso, comece a desacelerar seu ritmo pelo menos uma hora antes de ir para a cama.

Você pode incluir na sua rotina um banho morno, a leitura de um livro e alguns minutos de meditação ou relaxamento muscular. Evite comer alimentos pesados ou fazer exercícios físicos à noite e não use computador ou aparelhos eletrônicos na cama.

Com essas dicas simples você aprende como dormir bem e pode aproveitar todos os benefícios de uma boa noite de sono. Coloque isso em prática e veja a sua rotina mudar! Com sono de qualidade, você vai se sentir muito mais relaxado e produtivo.

Seus amigos dormem bem? Compartilhe este post nas suas redes sociais e contribua com o bem-estar deles!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário