Acordar com dores no corpo, especialmente no pescoço, pode ser um alerta de que a altura do travesseiro utilizado não está de acordo com a necessidade de acomodamento ideal para relaxar e ter uma boa noite de sono.
Um sono restaurador é fundamental para regular os processos metabólicos que ocorrem durante a fase de repouso do corpo. O uso de um travesseiro inadequado pode provocar sonos agitados e interrompidos, propiciando o surgimento ou agravamento de diversas doenças.
A busca por um travesseiro ideal não é tarefa fácil, tendo em vista a diversidade de modelos oferecidos pelo mercado.
Neste artigo, abordaremos os aspectos mais importantes que devem ser considerados na escolha do produto. Continue a leitura e saiba mais!
Importância da altura do travesseiro
A altura do travesseiro tem relação direta com o alinhamento da coluna e estabilização da área cervical. Um travesseiro que afunda com o peso da cabeça faz com que a postura fique incorreta, provocando um sono agitado e gerando tensões musculares, cansaço, mau humor, e dores nas costas, pescoço (torcicolos) e ombros.
A má postura durante o repouso faz com que os músculos se retraiam, impedindo o relaxamento. Isso pode agravar ou provocar problemas na coluna, como cifoses, lordoses e desvios na cervical.
Dessa forma, é muito importante conferir a altura do travesseiro. Ela deve preencher totalmente o espaço entre o pescoço e o colchão e distribuir o peso da cabeça, de maneira uniforme e sem causar pressões.
A posição em que dormimos exige diferentes travesseiros
De acordo com fisioterapeutas e ortopedistas, a postura ideal para dormir é de lado, formando um ângulo de 90 graus no pescoço e com as pernas levemente flexionadas. Para um alinhamento ideal da coluna, também é indicado utilizar um pequeno travesseiro entre os joelhos.
Muitas pessoas não conseguem adotar essa postura, preferindo posições diferentes. Por isso, a identificação da altura ideal do travesseiro deve estar relacionada à posição em que dormimos.
Veja, a seguir, a altura correta para cada posição adotada ao dormir:
- para dormir de lado: a altura deve permitir o encaixe confortável da cabeça em relação ao colchão, sem pressionar o pescoço e os ombros;
- para dormir de bruços: o travesseiro deve ser bem baixo, evitando tencionar a região lombar e os músculos do pescoço;
- para dormir de barriga para cima: a altura deve ser baixa, para evitar que a cabeça se flexione em direção ao peito, tencionando os músculos do pescoço.
Um bom parâmetro para saber se a altura do travesseiro é a correta pode ser obtido ao medir a largura de um lado do ombro.
Travesseiros com alta tecnologia
Os travesseiros não se diferenciam apenas pela altura.
Há também aqueles elaborados com tecnologia de ponta, que promovem a qualidade do sono — como os modelos magnéticos. Eles são fabricados com uma espuma perfilada terapêutica (rabatan) que não retém umidade, fazendo com que sejam antialérgicos, antifúngicos, antiácaros e isotérmicos.
A espuma contém, ainda, pequenos mamilos que oferecem um toque confortável — semelhante a uma massagem, ao tocar os pontos meridianos do corpo.
Além dessas propriedades, a tecnologia Photon-magnética traz vários benefícios à saúde por meio da emissão de ondas eletromagnéticas. Veja alguns exemplos:
- reduz inchaços, pois metaboliza a água do organismo;
- melhora a circulação sanguínea — 80% das doenças são provocadas pela má circulação;
- diminui o ácido lático — responsável pela fadiga muscular;
- combate a insônia, auxiliando na indução de um sono profundo e relaxante;
- acelera o processo de renovação celular;
- elimina toxinas;
- alivia o estresse;
- ajuda a combater enxaquecas e rigidez nos ombros e nuca;
- evita o cansaço físico e mental.
Esses produtos são encontrados em vários modelos, como os anatômicos, retos e o Pilow. Este último apresenta apenas um dos lados magnetizado, sendo ideal para crianças pequenas ou pessoas que preferem travesseiros baixos.
Travesseiros com regulagem de altura
Para auxiliar na difícil questão da altura, os travesseiros que permitem uma regulagem para adaptação às necessidades individuais são ideais.
Alguns modelos, como o Kenko Makura, são elaborados com várias camadas de espuma que permitem ajustes pelo usuário. Dessa forma, podemos obter diferentes alturas com um mesmo travesseiro.
Ele é anatômico, muito resistente e elaborado com a tecnologia magnética Photon Íon, que ajuda a prevenir dores
- de cabeça,
- pescoço,
- costas,
- braços e
- ombros.
Travesseiros com retorno lento
Além dos modelos que permitem regulagem, há também os que possuem a propriedade de retorno lento, sendo elaborado em material que se adapta facilmente a cabeça e ao pescoço, garantindo sustentação adequada e atuando como um amortecedor.
Essa propriedade pode ser encontrada nos modelos Photon Wave, nas versões “Visco Reto”, “Visco Reto com Íon” e “Visco Anatômico”, que permitem uma postura saudável ao dormir, sem tensões nos ombros ou dores nas costas.
Eles também são elaborados com a tecnologia Photon-magnética, prevenindo dores de cabeça e nos braços, ombros e pescoço, proporcionando, ainda, uma sensação de massagem digital.
Travesseiro com espuma de flocos
Esse tipo de travesseiro é preenchido com recortes de espumas selecionadas, formando flocos. Os espaços entre as espumas promovem maciez e permitem uma maior circulação do ar internamente, sendo moldável à cabeça.
A versão com a tecnologia de infravermelho longo trabalha a musculatura do ombro e nuca, aliviando a tensão e melhorando o fluxo sanguíneo para a cabeça e braços.
Uso de travesseiros em situações especiais
Dormir de bruços não é uma posição recomendada, pois pode gerar contratura muscular nas costas e perda da curva cervical. É necessário o uso de um apoio extra embaixo do abdômen, perto da curvatura da cintura, evitando danos à região lombar.
Para mulheres grávidas, o indicado é dormir voltadas para o lado esquerdo. Essa posição é necessária para facilitar o bombeamento do sangue pelo coração, auxiliando na circulação e transporte desse elemento ao cordão umbilical.
Os travesseiros com a tecnologia magnética podem ser utilizados por qualquer pessoa. Porém, não são indicados para portadores de marca-passo ou para aqueles que fazem tratamento de hemodiálise — nesses casos, o médico deverá ser consultado.
Conforme vimos, o travesseiro é um item que tem relação direta com a qualidade do sono. Para conseguirmos um repouso relaxante e reparador, é fundamental que a altura do travesseiro permita um alinhamento de toda a coluna.
Esperamos que tenha gostado deste artigo! Para saber mais sobre o assunto, leia outro post que preparamos com dicas sobre o melhor travesseiro para dormir!