4 dicas para se desligar dos problemas e relaxar!

4 minutos para ler

Feche os olhos e imagine um lugar tranquilo, que lhe traga paz — um lugar onde você gostaria de estar neste exato momento. Consegue se sentir bem fazendo isso? É difícil se desligar dos problemas e relaxar, não é mesmo?

Estamos sempre cedendo ao estresse e à ansiedade. Vivemos em uma era de urgências e de múltiplas tarefas a realizar em prazos apertados. Somos bombardeados constantemente por novas informações. Diante de tudo isso, não conseguimos encontrar silêncio e descanso, nem no ambiente, nem em nossas mentes.

Se é assim que você se sente no dia a dia e gostaria de mudar esse quadro, pare agora de se preocupar! Neste post, preparamos quatro dicas valiosas para você aprender a se desligar dos problemas e relaxar. Confira!

1. Administre o seu tempo e organize suas tarefas

Algo que certamente tira a paz de qualquer pessoa é pensar na quantidade de obrigações que devem ser cumpridas em pouco tempo.

São exigências no trabalho, compromissos com a família, cuidados com a saúde — que acabam ficando em segundo plano — e muitas outras ocupações. Se falta tempo para realizar as tarefas do cotidiano, o lazer, então, passa a ser uma raridade!

Uma boa gestão de tempo pode ajudar a organizar a rotina e equilibrar o planejamento diário. Se você costuma se perder em meio a tantos afazeres, faça uma lista e estabeleça prioridades. Assim, fica mais fácil definir o que é urgente e o que pode ser adiado.

2. Elimine as fontes de estresse

Observe quais são os momentos em que você se sente mais estressado no decorrer do dia. Se possível, encontre alternativas para essas situações. Claro que nem tudo depende de nós. Não podemos alterar o ambiente externo, como o trânsito, mas podemos controlar o que sentimos diante de determinadas ocasiões.

Você também pode modificar certos comportamentos e maus hábitos que prejudicam a sua qualidade de vida e afetam o seu descanso. O celular é um deles! Reflita: você consegue ficar algumas horas sem checar seus e-mails e redes sociais no smartphone? É difícil, não é?

Apesar da tentação, evite o excesso de tecnologia, especialmente próximo à hora de dormir. Esse fluxo de informações impede que você consiga se desligar dos problemas e relaxar.

Powered by Rock Convert

3. Adote práticas de relaxamento

Descubra quais atividades fazem você relaxar e mantenha-as na sua rotina. Você tem algum hobbie? Leitura? Filmes? Avalie o que gosta de fazer e aposte nisso!

Exercícios físicos são boas opções de relaxamento, já que aumentam a liberação de endorfina — o hormônio do bem-estar — na corrente sanguínea. Além disso, tirar uns minutinhos do dia para meditar também produz efeitos positivos. Reserve esse tempo para silenciar sua mente e neutralizar as emoções negativas.

Outro ponto fundamental do relaxamento é a respiração. Raramente prestamos atenção ao modo como respiramos. Sabe aquela frase: “respire fundo e acalme-se”? Ela faz todo o sentido! Respirar profundamente melhora o funcionamento do sistema nervoso, transporta mais oxigênio para o sangue e também ajuda a liberar endorfina.

Por fim, tenha uma boa noite de sono! Dormir é a atividade mais revigorante que existe. Se você não estiver dormindo bem, ficará com cansaço físico e mental e, dessa forma, mais vulnerável ao estresse.

4. Viva o presente

Nossa última dica é: viva o hoje! Afinal, o presente é nosso maior presente!

Temos o péssimo hábito de viver com foco no futuro, antecipando momentos que nem sabemos se chegarão a acontecer. E qual o resultado disso? Ansiedade, sofrimento por antecipação e anulação do hoje.

Por isso, desfrute do que você tem agora, aprecie a companhia das pessoas que você ama, aproveite os bons momentos e as boas sensações e preze pela sua paz!

Viu como simples medidas podem melhorar o seu dia a dia? Você pode pensar que essas dicas só funcionam na teoria, mas por que não tentar? Experimente fazer pequenas mudanças na sua rotina e veja como é possível se desligar dos problemas e relaxar!

Se você gostou dessas dicas, siga nossas páginas nas redes sociais e veja mais conteúdos sobre saúde, bem-estar e qualidade de vida!

Posts relacionados

Deixe um comentário